Bluetooth: Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.(Fonte: http://www.infowester.com/bluetooth.php)
Wi-Fi: O Wi-Fi é a tecnologia de conectividade sem fio mais popular do momento, em termos gerais, o Wi-Fi pode ser definido como uma tecnologia de transmissão de dados via rádio e está na categoria de tecnologias sem fio ou semi-móveis, já que a sua (semi)mobilidade existe apenas dentro dos limites da rede sem fio local.
Redes Mesh: Redes mesh são redes em malha sem fio auto-configuráveis e de crescimento, é uma alternativa de protocolo de roteamento ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego e dados e voz além das redes a caboou infra-estrutura wireless. Recentemente vêm sendo consideradas para a criação de infra-estrutura de baixo custo para a construção de redes de acesso comunitárias e de cidades digitais. Neste contexto, é grande o interesse em suportar aplicações multimídia como telefonia IP móvel e aplicações cooperativas.
WiMax: Trata-se de uma tecnologia de banda larga sem-fio, capaz de atuar como alternativa a tecnologias como cabo e DSL na construção de redes comunitárias e provimento de acesso de última milha. Em teoria, espera-se que os equipamentos Wi-Max tenham alcance de até 50 Km e capacidade de banda passante de até 70 Mbps. Na prática, alcance e banda dependerão do equipamento e da freqüência usados, bem como da existência ou não de visada (significa dizer: se a antena de um ponto consegue "ver" a antena de outro, se não há obstáculos no caminho – construções, montanhas). (Fonte: http://www.rnp.br/noticias/2005/not-050927-coord.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário